CASTILHO - O vereador Albecyr Pedro da Silva deve apresentar na próxima segunda-feira, 18, um Projeto de Lei para maior proteção aos animais de Castilho, em especial felinos e caninos.
A proposta visa obrigar os agressores dos animais a custearem todas despesas com veterinários e medicamentos que se fizer necessária até restabelecimento de saúde seja do cachorro ou gato.
"A punição será estendida também aqueles que por ação ou omissão cause danos físicos aos pequenos indefesos. nosso objetivo é acabar com mais tratos de animais em Castilho", explica Albecyr.
De acordo com o Projeto, entende-se por maus tratos o abandono do animal em qualquer situação, mutilar, machucar ou causar lesões, bem como castigar, envenenar ou ainda espancar.
Outras situações muito comuns e que também serão passíveis de punição são os casos em que o animal ficar preso em espaço reduzido privado de luz, ar, ou ainda que deixe o mesmo sem água e alimentação adequada.
Segundo o vereador autor do projeto, enquadram-se nesta Lei os animais silvestres, domésticos, domesticados, nativos e exóticos.
Em sua justificativa, Albecyr alega que infelizmente está cada vez mais comum esses tipos de crime acontecerem. "Não raro, a utilização desses animais possui características de crueldade, exigindo grande esforço físico, que o leva à exposição de doenças, lesões e diminuição da qualidade de vida".
Desta forma, o vereador entende que a única maneira para que tais condutas sejam evitadas é o empenho da sociedade, que não deve aceitar essas barbaridades e exigir que as regras sejam rigorosas. ou seja, que o agressor arque com todo tratamento do animal até sua plena recuperação.
Antes de elaborar o referido projeto, Albecyr dialogou com diversas pessoas que atuam voluntariamente na defesa dos animais e aproveitou a maior parte das sugestões apresentadas.