CASTILHO – O vereador Albecyr Pedro da Silva usou a tribuna na sessão desta segunda-feira,04, para propor aos demais colegas uma ação humanitária. Ele sugere que a Câmara antecipe a devolução do dinheiro repassado pela prefeitura em prol de castilhenses que estão na fila de espera por cirurgias eletivas.
Mensalmente a prefeitura repassa ao Legislativo o duodécimo (trata-se de uma contribuição mensal obrigatória, que tem seu cálculo baseado na previsão da receita de arrecadação líquida referente ao ano). Porém, ao final do ano, a Câmara precisa devolver o dinheiro que sobrar em caixa. E é justamente esse valor que o vereador propõe que seja devolvido já de forma antecipada.
“Tenho sido muito cobrado em relação a cirurgias de catarata, vesícula e outras. Recebi diversos pedidos de pelo amor de Deus que precisam urgente fazer a cirurgia, que não agüenta mais de dor. São castilhenses que entram em contato comigo pedindo intervenção, pedindo ajuda”, destacou Albecyr.
Segundo o vereador, a proposta apresentada por ele já ocorreu no passado. “Eu gostaria de propor a essa Casa de Leis algo que foi feito na época que o Daniel era o presidente da Câmara (2009-2010), e o Nasser era diretor de Saúde. Ele nos propôs naquela ocasião que a Câmara devolvesse um valor do duodécimo para reverter em mutirão de cirurgias e isso ajudou muita gente”, recordou Albecyr.
Com base nessa experiência do passado, o vereador clamou à Mesa Diretora que pudesse fazer essa contrapartida e que acionasse o prefeito Paulo Boaventura, bem como o Conselho de Saúde e a Secretária de Saúde para um consenso em prol desse mutirão de cirurgias.