noticias Seja bem vindo ao nosso site URUBUPUNGÁ NEWS !

POLÍTICA

Nova Independência suscita desejo de criar conselho da mulher e orçamento para social em conferência da Assistência

Publicada em 26/08/21 às 09:50h - 569 visualizações

SIDNEI FERREIRA


Compartilhe
Compartilhar a noticia Nova Independência suscita desejo de criar conselho da mulher e orçamento para social em conferência da Assistência  Compartilhar a noticia Nova Independência suscita desejo de criar conselho da mulher e orçamento para social em conferência da Assistência  Compartilhar a noticia Nova Independência suscita desejo de criar conselho da mulher e orçamento para social em conferência da Assistência

Link da Notícia:

Nova Independência suscita desejo de criar conselho da mulher e orçamento para social em conferência da Assistência
 (Foto: DIVULGAÇÃO)

NOVA INDEPENDÊNCIA - A VII Conferência Municipal de Assistência Social realizada em Nova Independência na tarde da última quarta-feira,25, abordou assuntos relevantes e de grande carência na cidade. Entre as propostas apresentadas pelos participantes duas delas chamaram atenção: a falta de um Conselho Municipal de Mulheres e a falta de um orçamento específico para o Social. Enquanto o Governo Federal exige um gasto de no mínimo 15% em Saúde e 25% em Educação dos recursos arrecadados pelo município, para a política pública do social não há nenhuma exigência. Sendo assim, fica a critério do gestor municipal investir ou não nessa área.

Essas propostas foram incluídas entre outras para serem apresentadas na conferência estadual a ser realizada em outubro deste ano.  O evento municipal contou com a presença e participação de diversas autoridades, como do prefeito Fernando Macchi Santana, Denise Coimbra, presidente da Câmara, sargento Estigarribia (comandante da PM local), além da secretária de assistência social Silmara Santana, Jaqueline Casarini – presidente do CMAS, e de membros do conselho municipal.

Devido o período de pandemia, a conferência foi limitada a um número reduzido de participantes presenciais, mas transmitida on line pela página da Secretaria de Assistência.

O palestrante, Alexandre Gil – advogado, professor e consultor em Políticas Sociais, abordou como tema “Assistência Social: Direito do Povo e Dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social”.

 Iniciou explicando o que seria uma conferência e qual sua importância para comunidade. Destacou ainda que a assistência social não é um favor mas um direito e que o CRAS deve ser reconhecido com a casa da família.

 Segundo Gil, há pelo menos 5 eixos temáticos que devem ser observados pelos gestores e conselheiros. Mas deu maior ênfase em dois deles: “Controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS  e a importância da participação dos usuários”, e “Atuação do SUAS em Situações de Calamidade Pública e Emergências”.

Após aprovações das propostas foram eleitos quatro delegados, dois titulares e dois suplentes para representar Nova Independência na conferência Estadual. Por parte da comunidade foram eleitos como delegados o pastor Fernando e a comerciante Tininha.  Por parte do Poder Público foram eleitas Jaqueline e Mara. 






ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (18) 9 9686-6217

Visitas: 1054107
Usuários Online: 207
Copyright (c) 2024 - URUBUPUNGÁ NEWS
Converse conosco pelo Whatsapp!