CASTILHO – A proposta apresentada pelo vereador João Lameu na última sessão da Câmara promete revolucionar a Educação de Castilho. Ele apresentou indicação ao prefeito Paulo Boaventura sugerindo ajuda financeira aos professores para compra de notebooks, além de instalação de pontos de internet aos alunos e implantação de uma plataforma para as aulas remotas.
Em sua justificativa, o vereador alegou ser importante tal medida, uma vez que os professores não terão aumento devido ao período endêmico, e nem todos tem condições de estarem munidos do melhor aparato tecnológico para dar total atenção aos alunos. “Nossos queridos professores são mais que merecedores desse incentivo”, destacou João Lameu.
Ele quer um estudo urgentemente por parte do Executivo, para que busque implantar na rede municipal de ensino um programa parecido com o da Secretaria Estadual de Educação, denominado Professor Conectado.
“Nesse programa do Estado, o governo custeia R$ 2.000,00 (Dois mil reais) para que os professores da rede estadual comprem notebooks, e paguem em 24 parcelas diluídas no próprio salário”, explica João.
“Vale ressaltar que é de urgente necessidade que sejam instalados pontos de acesso a internet na zona rural, pois existem muitos lugares que o sinal da rede mundial de computadores ainda não chega, sendo necessário realizar um estudo para sanar esse problema, haja vista que muitos alunos ainda estão sendo prejudicados no aprendizado devido ao difícil acesso”, apontou.
Para João Lameu, não menos importante, também seria necessário instalar no município uma plataforma de aulas remotas na rede municipal de ensino, o que facilitaria o trabalho dos professores, e principalmente o aprendizado dos alunos.
“É notória a precariedade e dificuldade de realizar as aulas via aplicativo WhatsApp, sendo a plataforma um avanço muito importante, diante do período atípico que estamos vivendo”, finalizou.
Ótima ideia. Acredito que pontos de acesso a internet no perímetro urbano e máquinas de uso coletivo também se faz necessário, pois são muitos alunos que não têm condições de comprar um computador.De qualquer forma, a ideia é muito boa.