CASTILHO – O registro de mais uma morte COVID-19 em Castilho e o aumento de casos positivos tem preocupado o vereador Sam Borges. Ele teme colapso na Saúde local e cobra a Administração para uma atitude urgente. Por meio de requerimento apresentado nesta manhã de segunda-feira,15, o vereador pede ao prefeito que faça parceria junto ao hospital “José Fortuna” e aumente mais 10 leitos com suporte respiratório para atendimento à população castilhense.
A sugestão é que boa parte desses novos leitos sejam destinados a Ala Covid e os demais para atendimento de outras demandas. Ainda no mesmo requerimento, o vereador questiona quantos respiradores e cilindros de oxigênio há disponíveis na secretaria Municipal de Saúde.
Em sua justificativa, Sam Borges alega que na região já não há mais vagas para atendimento em caráter de urgência. “Esses outros 10 leitos terão como objetivo assistir os pacientes castilhenses que aguardam nas unidades de Pronto Atendimento transferências para um serviço especializado. Então vejo de extrema importância essa ação caso haja colapso em nosso município”, destacou o vereador.
O requerimento de Sam foi aprovado por unanimidade entre os pares presentes. Ele ainda pediu aos colegas vereadores que fizessem uma reunião com a secretária da saúde, com o prefeito Paulo Boaventura e com membros do Comitê Covid para discutirem estratégias em defesa do município com combate e prevenção de colapso.
A proposta é justamente evitar que o caos se instale em Castilho por falta de leitos ou até mesmo de oxigênio.