NOVA INDEPENDÊNCIA – A pedido da vereadora Juliana Duarte, a Câmara aprovou por unanimidade o Decreto Legislativo que dispõe sobre a concessão das medalhas de mérito “Noel Silveira de Souza” aos policiais militares cabo Freitas e soldado Luani. Esta honraria seria o reconhecimento das autoridades locais aos relevantes serviços prestados pelos referidos PMs à Nova Independência, sobre tudo no salvamento de uma criança de apenas 58 dias de vida, vítima de engasgamento.
Juliana pediu que a homenagem aos policiais Freitas e Luani ocorresse em Sessão Solene ainda neste ano, o Plenário da Câmara, mediante entrega das medalhas, placas ou mimos.
Em sua justificativa, a vereadora recordou o eficiente e destemido trabalho desempenhado pelos PMs no dia 24 de maio de 2023. Na ocasião, a pequena Maria Flor havia se engasgado com leite materno. A mãe e uma tia da criança saíram em desespero pelas ruas da cidade e logo se depararam com a viatura da PM e entregaram a bebê praticamente desfalecida aos braços dos policiais.
“Tamanha foi a eficiência, astúcia e a habilidade dos policiais atuantes, que diante da gravidade do caso, não hesitaram e acabaram por salvar a vida daquela recém-nascida realizando a conhecida técnica de primeiros socorros denominada ‘manobra de tapotagem’ que propiciou a desobstrução das vias respiratórias da criança, fazendo-a retornar a respiração e os sinais vitais”, destacou Juliana Duarte.
BIOGRAFIA- No Decreto Legislativo a vereadora fez questão de inserir uma breve biografia de cada um dos PMs que atuaram nesse salvamento. O cabo Freitas ingressou na PM aos 21 anos de idade, fez curso de formação em Campinas onde trabalhou por seis anos consecutivos. É filho de Cecília Gomes de Souza Freitas e de Joaquim Serafim de Freitas. É pai de Alice Spazapan de Alencar Freitas.
Ele foi transferido para Andradina em 2006, atuando no setor de inteligência da PM por seis anos e desde 2010 exerce suas atividades em Nova Independência. Em 2014 foi promovido a cabo da Polícia Militar. Atualmente tem 22 anos e sete meses como policial. Possui vários cursos, como de pronto-socorrismo, abordagem humanizada a pessoa com propósito suicida, direção defensiva e de inteligência policial, todos ministrados pela própria Polícia Militar.
A soldado Luani é filha de Luzete Barros de Lucena e Izaias dos Santos. É casada com Vinicius Pereira da Silva. Ela ingressou nos quadros da PM em 26 de maio de 2015. Trabalhou até 2021 em São Paulo na região central. Foi transferida para o Batalhão da Polícia Militar de Andradina em março de 2021, e desde então trabalha em Nova Independência.