ANDRADINA – Estão presos os quatro homens detidos em flagrante na noite desta terça-feira,08, por porte ilegal de arma de fogo e por crime ambiental. Um menor, 17 anos, que estava com o grupo, foi liberado aos cuidados de sua mãe após depoimento na Delegacia de Andradina. Com eles, a PM encontrou duas capivaras abatidas e três espingardas.
De acordo com o Boletim de Ocorrências, Policiais Militares de Mirandópolis receberam denúncia versando sobre indivíduos praticando caça a animais silvestres próximo à usina Raízen.
De pronto os militares Cb PM Coqueiro e soldado Luís Alberto foram para o local e, no caminho, avistaram um veículo GM Corsa de cor cinza, com um reboque tipo "carretinha", transitando na contramão. Com apoio de outras equipes de policiamento, o veículo foi acompanhado e abordado.
Dentro do Corsa - que era conduzido por L., haviam ainda como passageiros outras quatro pessoas: “R.”, “R.”, “T.”, e um adolescente de 17 anos. Todos foram submetidos à busca pessoal sendo localizado no bolso da calça de T. dois cartuchos para espingarda calibre 32 deflagrados e com os demais nada de ilícito foi encontrado.
Questionados, de imediato admitiram que estavam praticando a caça ilícita de animais silvestres. No interior do veículo foram encontradas as três espingardas sendo uma tipo cartucheira, marca Boito, calibre 32, outra da marca Rossi, calibre 32, e a outra também da marca Rossi, mas calibre 36. Todas com numeração aparente, mas sem registro ou qualquer tipo de documentação.
Dentro de cada espingarda havia um cartucho deflagrado e no assoalho do veículo três cartuchos calibre 36 intactos. Foram localizadas ainda duas capivaras mortas (abatidas), uma no porta malas do veículo e outra na carreta reboque.
Durante a entrevista, “R.” admitiu possuir mais munições em sua residência. Diante disso, a equipe do CGP 3 foi até a residência do rapaz - no assentamento Florestã Fernandes, onde foi localizada uma garrafa pet contendo 06 cartuchos de espingarda calibre 32, 04 intactos e 02 deflagrados. A entrada na residência foi permitida pela esposa.
Diante dos fatos, foi dada voz de prisão em flagrante aos 04 maiores e de apreensão ao adolescente. Todos os indivíduos e materiais apreendidos foram conduzidos ao plantão policial de Mirandópolis, ocasião em que esteve presente a senhora C., genitora do adolescente, acompanhando-o na apresentação da ocorrência, que foi direcionada para o plantão da delegacia seccional de Andradina.
Naquela repartição policial, o delegado plantonista Marcelo da Silva Zompero ratificou a voz de prisão em flagrante aos quatro maiores pelos crimes de Porte Ilegal de Arma e crime ambiental. O delegado ainda requisitando perícia para os animais e posteriormente liberou-os para o descarte. Seguindo orientações da Polícia Ambiental, as capivaras foram levadas para o aterro de compostagem municipal localizado na empresa Constroeste de Andradina, sendo feito o registro fotográfico deste ato.