NOVA INDEPENDÊNCIA – A manhã deste sábado,23, está agitada em Nova Independência com a presença do ex-jogador profissional de futebol Basílio, o Basigol, com passagens marcantes por Palmeiras e Santos. Ele acompanha o amistoso entre o Guarani de Andradina contra os Garotos da Vila, anos 2008, 2009 e 2010. Antes do início da partida, a garotada fez questão de tirar um foto com o ilustre visitante.
Desde agosto de 2019, Basílio começou a trabalhar no Santos Futebol Clube, no DACTA (Departamento de Avaliação, Captação e Transição de Atletas), o chamado “olheiro”. São nesses jogos que ele como bom observador descobre os novos talentos do futebol brasileiro e indica para o clube.
O pequeno Miguel Carmona, filho do vereador Pipa Carmona e da servidora pública municipal Katiucie Juanita Rodrigues, é um desses garotos de Nova Independência já descoberto por Basílio. Com apenas 10 anos de idade, Miguelzinho é diferenciado em relação aos colegas da mesma idade. Com bom futebol e visçao de jogo, o pequeno é acompanhado pelo clube santista há dois anos. Já esteve por duas ocasiões em Santos treinando na escolinha do clube. Mas devido a idade, ainda não teve autorização para permanecer no alojamento.
Assim como vem observando Miguel, Basílio busca nesse amistoso tentar encontrar outros meninos com potencial de se tornarem grandes jogadores. Ele é dono de um Centro de Treinamento de jogadores em Andradina e a missão a mesma: revelar novos craques para o futebol brasileiro.
HISTÓRIO DO EX- JOGADOR: Valdeci Basílio da Silva, ou simplesmente Basílio, passou por mais de duas dezenas de clubes, com passagens marcantes sobretudo por Palmeiras e Coritiba.
Atacante rápido e oportunista, "Basigol", como foi carinhosamente apelidado, nasceu na cidade de Andradina em 14 de julho de 1972, e começou profissionalmente pelo XV de Jaú em 1993, passando em seguida por diversos clubes do interior paulista, entre eles o Andradina, Inter de Bebedouro, Olímpia e São José, até ser contratado pelo Coritiba, em 1996, permanecendo até o ano seguinte.
Defendeu o Kashiwa Reysol do Japão em 1998 e retornou ao Coritba em 1999, ano
em que sagrou-se campeão paranaense, permanecendo no Coxa até 2000,
transferindo-se em seguida para o Palmeiras, onde conquistou o Torneio Rio-São
Paulo e a Copa dos Campeões, ambos em 2000.
Depois do Alviverde de Palestra Itália, Basílio defendeu duas equipes do
interior paulista novamente (Ponte Preta e Ituano, neste foi campeão paulista
de 2002) até ser contratado pelo Grêmio, em 2003.
De volta ao interior paulista pelo Marília, voltou a chamar atenção de um clube
grande e foi contratado pelo Santos, onde foi campeão brasileiro de 2004.
Retornou ao futebol japonês pelo Tokyo Verdi em 2006 e em seguida uma nova jornada por diversos times: Marília, Itumbiara-GO, Ipatinga-MG, Barueri, Marília e Sertãozinho, onde encerrou sua carreira, no começo de 2011.
(com informações do blog 3º Tempo)
Miguel Carmona, filho do vereador Pipa Carmona e da senhora Katiucie Juanita Rodrigues. Né Sidnei 😉😉