CASTILHO – Maria José dos Santos Silva, (foto), é moradora da região central de Castilho e faz parte do grupo prioritário acima dos 60 anos. Ela já está imunizada contra a gripe influenza e faz coro para que outros também se previnam.
“Nunca mais peguei gripe. Tomo a vacina todo ano e recomendo para todos”, motivou.
A Secretaria Municipal de Saúde ampliará a partir desta quarta-feira,09, o grupo prioritário que tem direito a vacina contra gripe influenza. A campanha de vacinação iniciou dia 2 de abril, com o objetivo de proteger a população dos grupos prioritários. Inicialmente, a vacinação foi destinada a crianças de 6 meses a 6 anos incompletos, idosos acima de 60 anos, gestantes e puérperas. A partir de amanhã, a vacinação será ampliada para pessoas com comorbidades e profissionais da saúde.
De acordo com o secretário de Saúde, Demilson Cordeiro, a vacinação ocorre exclusivamente na sala de vacina do CIS (Centro Integrado de Saúde), de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. É fundamental que os moradores desses grupos prioritários busquem a sala de vacinação nesse horário para se proteger contra a gripe.
IMPORTÂNCIA DA PREVENÇÃO - A Secretaria Municipal de Saúde alerta sobre a importância da prevenção, especialmente com as mudanças de temperatura que podem ocorrer em breve, aumentando os casos de gripe. A vacinação é uma medida eficaz para evitar a propagação do vírus e suas complicações, especialmente entre os grupos mais vulneráveis.
GRUPOS PRIORITÁRIOS - Os grupos prioritários para a vacinação contra a gripe incluem:
- Crianças: 6 meses a 6 anos incompletos
- Idosos: acima de 60 anos
- Gestantes e Puérperas: mulheres grávidas em qualquer fase da gestação e mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias
- Pessoas com Comorbidades: indivíduos com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais
- Profissionais da Saúde: trabalhadores da área de saúde
A vacinação contra a gripe é uma medida importante para proteger a saúde da população de Castilho. É fundamental que os moradores desses grupos prioritários sejam vacinados para evitar a propagação do vírus e suas complicações.