CASTILHO – A partir de Fevereiro de 2025 a Paróquia São José de Castilho e a Paróquia Nosso Senhor do Bonfim (Nova Independência), terão um novo pároco. Padre Edvaldo Gama Pinto deixará sua paróquia Santa Clara, que fica em Birigui, para assumir as duas comunidades que atualmente são dirigidas pelo padre Paulinho. Este, por sua vez, fará o caminho inverso e assumirá a comunidade biriguiense.
Padre Paulinho deixará Castilho após 09 anos de trabalho na cidade. Pertencente a então congregação de São Luiz Orione (Orionitas), o sacerdote atuava em Guararapes quando decidiu fazer uma experiência de dois anos na Diocese de Araçatuba. Com o aceite do bispo dom Sergio, Castilho foi então a cidade de destino.
Após o período de experiência, Padre Paulinho decidiu por vez permanecer na Diocese de Araçatuba. Entre os inúmeros trabalhos realizados com a comunidade castilhense, Padre Paulinho resgatou várias comunidades rurais, ampliou os trabalhos da catequese, fortaleceu as pastorais e diversificou o trabalho com a juventude.
Entre outros legados, ampliou e reformou o salão paroquial, fez reformas significativas na igreja Matriz sem que a mesma perdesse seu formato original, modificou o altar e fez instalação de ar condicionado no Templo com placa solar no teto. Criou a Caminhada da Fé, um percurso de 9 km entre Castilho e o bairro Junqueira, onde construiu uma Gruta tornando o gesto uma caminhada tradicional. Até mesmo a estrada rural ganhou oficialmente um novo nome: “Caminho da Graça”.
Dois anos atrás ele também passou a cuidar da comunidade católica de Nova Independência até transformar a então capela Nosso Senhor do Bonfim em Paróquia. Na manhã deste sábado, 04 de janeiro, Padre Paulinho inicia a caminhada da fé, a mais famosa rota de peregrinação à Aparecida do Norte. São aproximadamente 300km de percurso, partindo de Águas da Prata até o Santuário da Mãe Aparecida.
E O PADRE EDVALDO?: Coincidentemente, padre Edvaldo já trabalhou em Castilho. Em 2013, quando ainda era Diácono (um estágio antes da ordenação sacerdotal), ele auxiliava o então pároco da época, o padre Aguinaldo.
Assim que se ordenou, em maio de 2014, Padre Edvaldo atuou na Paróquia andradinense São Sebastião por pelo menos dois anos, antes de ser transferido para Birigui, onde iniciou a formação da atual Paróquia Santa Clara.
Santista de coração, padre Edvaldo comemora duas importantes datas no ano. Dia 19 de janeiro seu aniversário natalício e dia 25 de maio o aniversário de sacerdócio.
FOTO ARQUIVO DE QUANDO PADRE EDVALDO ATUAVA COMO DIÁCONO EM CASATILHO