NOVA INDEPENDÊNCIA – Um dos últimos atos da Câmara de Vereadores neste ano foi reconhecer com méritos o sucesso empresarial de um dos maiores comerciantes da cidade. Altemar Ferreira da Silva, conhecido como Temar (do mercado), recebeu o título de “Cidadão Honorário Neoindependente”, considerada a mais alta honraria concedida pela Casa de Leis de Nova Independência.
A iniciativa de homenagear o empresário partiu da vereadora Denise Coimbra e teve aprovação unânime dos demais colegas. Além dos familiares, funcionários e do sócio Francinaldo, a solenidade contou ainda com o prestígio do ex-prefeito e vice-prefeito eleito José Pedro Toniello. Aliás, Zé Pedro também já recebeu esta mesma honraria da Câmara local.
Em seu discurso, Denise Coimbra enalteceu Temar como homem de visão e destacou o pioneirismo do mesmo no ramo de mercado, gerando dezenas de empregos na cidade. A maioria dos vereadores também fez uso da palavra para ratificar a justa homenagem.
Zé Pedro iniciou sua fala dizendo que “Falar do Temar é chover no molhado”. E acrescentou dizendo que o comerciante ajudou no progresso da cidade.
“Esse é o verdadeiro empresário que gosta da cidade. Gente da gente que vai pra frente. Homens desse tipo leva a cidade pra frente”, exaltou o vice-prefeito eleito.
Com voz bastante embargada em meio a emoção do momento, Temar fez uma breve releitura de quando iniciou suas atividades em Nova Independência. Recordou dos primeiros clientes e agradeceu a cada um dos presentes sempre associando cada um deles a algum familiar que também teria sido importante para o crescimento de seu comércio.
QUEM É TEMAR? – Filho de Clemente Ferreira Duarte (Léo), e de Darci da Silva Ferreira, Temar nasceu em 29 de abril de 1964. Possui 7 irmãos e tem três filhas, sendo duas delas (Naiara e Natália), do primeiro casamento e Júlia do atual relacionamento com Eline.
Temar residiu na zona rural de Nova Independência até 1984. No ano seguinte mudou para Santa Bárbara do Oeste-SP, onde permaneceu até 1990. De volta a sua cidade Natal, montou uma Borracharia, mas logo percebeu que não era seu ramo.
Em seguida abriu um bar e percebeu ali a veia para interação maior com amigos e clientes. Não demorou muito até que em 1993 transformou o “bar do Temar” no Mercadinho do Temar.
Em 2011 se associou ao amigo Francinaldo e o mercado se expandiu a ponto de agora haver duas lojas na cidade e juntos geram mais de 50 empregos diretos.