GUARAÇAÍ – A avenida Presidente Vargas agora tem um novo nome: Fábio Galera. Essa é uma homenagem do prefeito Airton Gomes ao saudoso prefeito Fábio Galera que governou Guaraçaí entre os anos 1993 a 1996. A Lei aprovada por unanimidade na Câmara de Vereadores já foi sancionada pelo Chefe do Executivo.
“O Fábio deixou sua marca na cidade e teve grande contribuição com o desenvolvimento de nossa Guaraçaí. Nada mais justo do que eternizar esse legado dando a uma de nossas principais avenidas comerciais o nome desse grande prefeito”, justificou Airton Gomes.
Produtor rural e comerciante, Fábio Galera também havia sido vereador na cidade entre fevereiro de 1987 a 31 de janeiro de 1983. Casado com Antonia Caetano Galera, o ex-prefeito faleceu aos 82 anos em fevereiro de 2022.
PRINCIPAIS FEITOS - Entre as principais obras enquanto prefeito, Fábio Galera criou o Auxilio Alimentação, adquiriu em 1993 o terreno da SANBRA - APAMG e construiu o Barracão do local, adquiriu o terreno da Balança (atual Lions Clube), adquiriu o terreno Conjunto Habitacional Professor José Hamilton, construiu o Velório e Centro Educacional, e também foi em seu governo que se construiu as unidades habitacionais da COHAB CRHIS – Olavo Diniz.
Consta ainda na biografia política de Fábio Galera que ele lutou pela melhora da arrecadação do ICMs da Receita Municipal e também adquriu parte das quadras 43 e 44, do Jardim São José, para a abertura da rua Raimunda Alves de Alencar (Jardim São José).
ENGAJAMENTO SOCIAL - Na sociedade civil Fábio Galera foi presidente do Hospital Maternidade de Guaraçaí por sete anos; Presidente do CESE, do Guaraçaí Clube e da Piscina; foi membro da Loja Maçonica Antonio Carreira; foi proprietário do Posto TEXACO, deu apoio incondicional ao transporte da APAE e ainda deu apoio aos produtores de Bicho da Seda em Guaraçaí.
Em 1981, como vereador solicitou e lutou para que fosse implantada a Lagoa de Decantação, expressando assim sua vontade de melhoria da Saúde e Bem estar da população guaraçaiense.
“Sua visão de um futuro cada dia melhor se manifestava em cada gesto, em cada atitude e em cada posicionamento para que Guaraçaí se desenvolvesse em comum acordo com o Meio Ambiente, a Saúde, à Educação, Bem estar social e à agricultura de nossa querida cidade. Foi um memorável homem público e cidadão guaraçaiense”, destaca trecho da Lei que concedeu tal homenagem.