CASTILHO – Noite de incêndio, vendaval, raio, chuva, pânico e alívio.
Essas foram algumas das sensações vividas em poucas horas por moradores do bairro Pontal em Castilho. Houve grande mobilização por parte de funcionários da usina Viralcool que iniciaram o combate aos focos de incêndio ainda no período da tarde. Até mesmo máquinas motoniveladoras da empresa foram usadas na ação.
Também houve momento de susto. Um dos caminhões pipa da usina utilizado no combate ao incêndio ficou enroscado em fios de alta tensão com dois funcionários no interior do veículo.
Era por volta das 19h da última quarta-feira,15, quando o incêndio que atingiu a área de reserva próximo as pousadas pesqueiras havia tomado grande proporção. Após ser acionada, a Brigada da prefeitura de Castilho também se deslocou rapidamente.
“Chegamos ao local e avistamos o fogo numa distância de 500 metros das pousadas e bem alto. Não havia muito que fazer. Então ficamos no resguardo perto das casas para dar sensação de segurança aos moradores”, relata o brigadista Messias Donega.
Segundo ele, logo em seguida, uma chuva providencial contribuiu para controlar o incêndio. Mas quando retornavam à base da Brigada tiveram mais um susto.
Próximo a fazenda Bela Vista estava o caminhão da usina enroscado num fio de alta tensão e duas pessoas no interior. O veículo, também modelo pipa, estava a caminho para dar apoio no incêndio do Pontal.
Para evitar uma tragédia ou novos incidentes, os dois funcionários foram orientados a permanecerem dentro do caminhão aguardando uma equipe da Elektro que chegou duas horas depois. O local foi isolado e devidamente sinalizado pela Polícia Militar, tendo apoio tanto dos brigadistas da prefeitura, quanto dos outros colaboradores da usina. Apesar do susto não houve nenhuma vítima com ferimentos.