CASTILHO – Ao menos sete vereadores estiveram presentes no lançamento oficial do programa “Campo Acolhedor”, realizado na manhã deste sábado, 24, no assentamento Santa Isabel. Com aprovação unânime por parte da Câmara, a proposta desse programa nasceu por meio de uma indicação do vereador Lorinho ainda no início da gestão.
“Agradeço ao prefeito por acatar nossa sugestão e minha ideia agora é ampliar ainda mais esse projeto. A nossa Câmara nossa está trabalhando muito bem em prol dos pequenos produtores”, discursou Lorinho.
O presidente do Legislativo, Ailton Pereira, reforçou que os vereadores não mediram esforços para que esse projeto fosse concretizado. “Infelizmente a seca abrange essa nossa região todos os anos. Mas agora com o programa Campo Acolhedor queremos que esse problema seja sanado”
Em sua fala, o vereador João Lameu reconheceu a importância dos pequenos produtores rurais e que conhece na pele os problemas enfrentados no campo. “Não chamo vocês de sem terras e sim de pequenos agropecuaristas. A minha origem é da enxada. Meu pai me ensinou a trabalhar e sei o quanto é difícil viver na pecuária”.
Já o vereador Daniel Batista de Oliveira disse estar há 25 anos na política e desde então acompanha o pessoal perdendo “uma vaquinha”, mas acredita que com o novo programa isso não vai mais acontecer. “Hoje é um dia feliz. Agora estou vendo que o campo tem a sua vez”.
Adilson Santos reconheceu que vem de uma nova geração e que não teve vivência do campo. Porém, recordou que seus pais e finados avós sim. Valorizou a criação do “Campo Acolhedor” e espera que seja solucionado os problemas dos produtores com a estiagem, bem como com o escoamento dos produtos.
Segundo o vereador Tião Japonês, o programa é uma inovação e traz esperança ao homem do campo, ainda que seja para o próximo ano. Ele defende que a Administração possa fazer algo a curto prazo para minimizar a possível seca de 2021.
“Já passamos por vários e vários anos por dificuldades. Sempre temos um amigo ou parente que sofreram com isso (falta de alimento para o gado). Como teremos frutos só para o ano que vem, devemos fazer algo para ajudá-los agora de alguma forma”, finalizou.
O vereador Marquinhos do Junqueira, embora estivesse prestigiando o evento, optou por não fazer uso da palavra que foi aberta a todos vereadores presentes. San Borges, Chicão, João Paulo e Albecyr, por força maior, não compareceram.