CASTILHO – O projeto de autoria do vereador Sebastião Reis de Oliveira, o Tião Japonês, tornou-se realidade nesta quinta-feira,17 de junho, com a criação do programa “Adote uma área verde”. O primeiro local adotado foi o canteiro da ciclovia “José Miguel Nascimento”, entre o Terrassa Hotel e a nova sede do Pelotão da PM (em construção), na rua José Cândido.
Com apoio da Prefeitura e da Câmara de Vereadores, a área foi adotada em parceria por Águas de Castilho, Arsae, Terrassa Hotel Cidade Castilho e Rotary Clube Castilho Beira Rio. Foram plantadas 12 árvores Acácia Amarela (nome científico: Acacja saligna).
O prefeito Paulo Duarte Boaventura, juntamente com o vice Marco Visual, esteve presente e auxiliou no plantio de todas as mudas cedidas pelo Terrassa Hotel. Ele destacou o projeto do vereador Tião Japonês e sugeriu que o mesmo fosse ampliado.
“Temos muitas áreas verdes em Castilho e é muito bacana quando a iniciativa privada se torna parceira do meio ambiente. Podemos ampliar esse projeto e a própria prefeitura fazer a doação das mudas”, disse o prefeito.
Da Câmara de vereadores estiveram presentes o presidente da Casa de Leis, Ailton Pereira, o autor do projeto - Tião Japonês e ainda os vereadores Daniel, Chicão e Marquinhos da Ambulância.
Ailton disse que se sentiu honrado ao saber que a primeira área adotada seria justamente a que fica na rua que traz o nome de seu saudoso pai “José Cândido”. Para Tião Japonês “A adoção de uma área verde é uma das bandeiras do projeto Verde para diminuir a ilha de calor na região.
“Sem contar que isso colabora para uma Castilho mais humana, bonita e agradável”, destacou o vereador.
PARCEIROS - Policiais Militares, funcionários da Águas de Castilho e o diretor da ARSAE, Sérgio Teixeira Martins, também participaram do plantio. Assim como três representantes do Rotary Clube, incluindo seu presidente Adriano Rodrigues Monção. Segundo Adriano, o Rotary sempre interage com bons projetos voltados para o meio ambiente. Destacou ainda o Eco-Rotary realizado em 2020 em Castilho e que deve ter continuidade neste ano.
Como representante do Terrassa Hotel, o advogado Antonio Carlos Galli - mesmo não estando presente, enviou sua mensagem sobre a iniciativa.
“A vontade produz o resultado. Doando um pouco do nosso tempo na melhoria da qualidade de vida teremos um ambiente muito mais bonito e agradável para viver”.
Ele ainda explicou o porque do hotel ter escolhido a árvore Acácia Amarela. “Além do perfume e da beleza exuberante na florada que ocorre entre setembro e fevereiro, representa harmonia e concórdia: amizade”, finalizou.Parabéns ao vereador Tião Japonês pela iniciativa.