MURUTINGA DO SUL – Commais três óbitos no último final de semana em decorrência do novo coronavírus - sendo dois da mesma família, o prefeito Cristiano Soares adotou medidas mais rígidas em Murutinga do Sul para combate a Covid-19. Agora já são 13 mortos, com 346 casos positivos (301 curados), 48 pacientes em isolamento, três internados e 26 em investigação. Antes da publicação do novo Decreto, comerciantes e líderes religiosos foram consultados pelo prefeito e todos apoiaram a decisão do Chefe do Executivo ao tomarem ciência da gravidade da situação na cidade.
Para conter a transmissão do vírus, a Secretaria Municipal de Saúde junto ao Comitê de Combate e Enfrentamento a Covid decidiram que todos pacientes suspeitos ou já confirmados com o novo coronavírus receberão uma pulseira de identificação apontando que o mesmo deverá permanecer isolado. Em caso de rompimento do material por livre e espontânea vontade, renderá ao paciente uma multa no valor de R$ 1.000,00 (mil reais), tal como se a mesma também for flagrada em público.
A reincidência implicará em nova multa e representação ao Ministério Público Estadual por crime contra a saúde pública previsto no art. 268 do Código Penal, sujeitando o infrator a pena de detenção de um mês a um ano e multa, a cargo da autoridade competente.
De acordo com o Decreto já publicado pelo prefeito, o paciente deverá permanecer isolado e permanentemente identificado com a pulseira durante todo o tratamento. “A condição de isolamento, se residencial ou hospitalar, será determinada por médico, mediante avaliação do quadro clínico geral do paciente. A retirada da pulseira de identificação e controle somente poderá efetuada pela equipe de saúde do município”, diz o documento.
FASE VERMELHA – A cidade também adotou a fase mais rígida do plano São Paulo e proibiu todas atividades consideradas não essenciais, como missas, cultos e casamentos. Os templos religiosos poderão manter as portas abertas apenas para manifestação de fé individual. O mesmo se aplicar para academias de esportes de todas as modalidades. Eventos, convenções e atividades culturais também permanecem proibidos até 22 de junho.
Porém, os estabelecimentos comerciais e prestadores de serviços (comércio em geral), poderão atender presencial das 6h às 21h, sendo permitido até 40% da capacidade de ocupação do estabelecimento ou espaço de acesso ao público, além de rigorosa observância dos protocolos sanitários de biossegurança.
Restaurantes, bares e padarias não podem fazer o atendimento presencial. Permitida apenas a retirada de produtos no local ou a entrega na casa do comprador (delivery). “As Padarias podem funcionar seguindo as regras de supermercado, proibido o consumo no local”, diz o Decreto. Já os salões de beleza e barbearias o atendimento presencial está liberado desde que seja individualizado das 6h às 21h.
Continua suspenso até 22 de junho o atendimento ao público nas repartições públicas municipais classificadas como atividades não essenciais, mantido o expediente interno dos servidores com os protocolos de segurança sanitária necessários. E por período indeterminado permanece suspensa a realização de feiras livres no município de Murutinga do Sul.
Se em toda cidade adotasse esta medida seria bem diferente parabens a todos pela inteligencia
Parabéns pela atitude prefeito Que Deus abençoe suas atitudes. Vamos juntos cuidar dessas pessoas destas cidades.
Parabéns pela atitude prefeito Que Deus abençoe suas atitudes. Vamos juntos cuidar dessas pessoas destas cidades.
Parabéns pela atitude prefeito Que Deus abençoe suas atitudes. Vamos juntos cuidar dessas pessoas destas cidades.
Parabéns pela atitude Prefeito Cristiano!Quem sabe assim as pessoas irão se concientizar!Obrigada Deus o abençoe e proteja sempre!; Abraços
Se colocar msm essa pulseira nas pessoas q estão isolados ,eles não poderão sair na rua .se sair agente saberá quem está isolado.Vejo s pessoas q estão positivos ou com suspeitas na rua como se nada tivesse acontecido .Acho legal ter a lei q se pega a pessoa na rua atoa ,ser multado .so se deve sair de casa por precisão.