CASTILHO – Oração e ação! Esses dois gestos marcaram a manhã desta quinta-feira,03, feriado de Corpus Christi em Castilho. A convite do prefeito Paulo Duarte Boaventura, o pároco da cidade - padre Paulinho, fez abertura da caminhada pela preservação ao Meio Ambiente, o qual será comemorado no próximo dia 5 de junho.
Além do prefeito, estavam presentes o vice Marco Visual, a primeira dama Edileuza, alguns secretários, assessores, servidores públicos e um grupo de jovens da comunidade católica. Todos devidamente respeitando os protocolos pré-estabelecidos.
De iniciativa da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, a proposta era realizar uma caminhada simbólica entre o início da Estrada Da Graça (Junqueira), até o engenho São João. No trajeto foram plantadas algumas árvores, como ipês, e ao mesmo tempo o grupo realizou um arrastão recolhendo sacolas e outros tipos de lixos descartados ilegalmente às margens da via.
Dando abertura ao ato, o padre Paulinho conduziu a oração inicial e falou da preocupação da Igreja com a preservação do meio ambiente. Segundo ele, o papel da Igreja em si não era apenas o ato de celebrar missas, mas também de estar inserida no cotidiano da comunidade para orientá-la no dia-a-dia e provocar em cada fiel a responsabilidade de cada um com o meio em que vivem. Os jovens ainda cantaram uma música saudando o meio ambiente.
Em seguida, o padre presenteou a Administração com dois livros referentes ao olhar da Igreja para a questão do meio ambiente. O prefeito Paulo Boaventura agradeceu a presença do sacerdote e destacou o motivo desse momento.
“Estamos na semana do Meio ambiente, por sermos um município onde a natureza é exuberante estamos promovendo alguns atos simbólicos durante esta semana visando a conscientização das pessoas e trabalhando por uma cidade mais arborizada”, destacou.
Ao término da caminhada, o grupo foi recebido no engenho São João, pelo casal Valéria e Nilton, onde foi servido um reforçado café da manhã a todos.