CASTILHO – Na semana de comemoração ao Meio Ambiente, o vereador Sebastião Reis de Oliveira,o Tião Japonês, apresentou na Câmara de Vereadores um Projeto de Lei que dispõe sobre criação do programa: “Adote uma árvore”. O documento foi protocolizado nesta quarta-feira,02, no Legislativo e deve ser lido já na próxima sessão, segunda-feira, dia 07.
“Em resumo, este projeto incentiva empresas privadas a adotarem espaço para conservar o verde e em contrapartida o adotante poderá colocar no espaço que a área está sob sua conservação, demonstrando responsabilidade sócio ambiental”, explica Tião Japonês.
O objetivo é permitir a qualquer representante da iniciativa privada assumir a responsabilidade de manter ou requalificar qualquer área verde pública da cidade, estimulando e promovendo o despertar, bem como a reflexão da questão ambiental.
São considerados como espaços públicos as praças, parques, bosques e centros esportivos; tal como os logradouros públicos, no caso, os canteiros centrais de ruas e avenidas.
O mais interessante dese projeto, segundo o vereador, é que qualquer pessoa física, entidades da sociedade civil, sociedades de amigos de bairro, associações, organizações não governamentais - ONGs e pessoas jurídicas legalmente constituídas e cadastradas no município de Castilho poderão participar do programa Adote uma Área Verde.
Em sua justificativa, Tião Japonês detalha quem serão os principais beneficiados. “Como se vê, o programa Adote Uma Área Verde resulta em benefícios para todos. A administração pública pode direcionar suas ações de conservação e manutenção das praças, canteiros e jardins da cidade, e o adotante associa o nome da sua empresa à questão ambiental, obtendo o reconhecimento da comunidade através do retorno publicitário adquirido”, explicou.
“A adoção de uma área verde é uma das bandeiras do projeto Verde para diminuirmos a ilha de calor na região, além de colaborarmos para uma Castilho mais humana, bonita e agradável. E socioambientalmente correta”, finalizou Tião.
A empresa Adotante compromete-se a manter as áreas verdes limpas, conservadas e em perfeitas condições de uso para a comunidade, ao mesmo tempo em que divulga e valoriza sua marca. Com isso a prefeitura passa a direcionar seu trabalho de manutenção e conservação das áreas públicas de forma mais racional, ágil e econômica.