NOVA INDEPENDÊNCIA –Faleceu neste sábado o ex-diretor do SINTRAF, Lourival Lima Santos, popular Lorinho, aos 65 anos de idade. Segundo a família ele travava uma batalha contra o câncer e essa deve ter sido a provável causa da morte. Seu último trabalho foi na usina Viralcool.
Morador antigo em Nova Independência, Lorinho tem uma história de luta ligada ao MST e militou por vários anos até conquistar com seu grupo a reforma agrária no assentamento Pousada Alegre, onde também foi coordenador.
“Me recordo que ele lutou muito por esse assentamento. Uma conquista que ele teve”, diz a professora Elô, ex-vizinha.
“Foi um grande militante, sem dúvida nenhuma”, destaca William Moro, presidente do SINTRAF, mesmo sindicato que Lorinho dirigiu em 2010.
Para a vizinha de assentamento, Érika dos Anjos, foi uma grande perda. "Ele esteve acampado com a gente desde o início do acampamento. Isso já faz 17 anos e ele sempre estava a frente da luta", recordou. "Sempre lutou pela reforma agrária e fez várias viagens para São Paulo e Brasília em busca de recursos para o assentamento", acrescentou.
Em outras oportunidades, filiado ao Partido dos Trabalhadores, Lourival disputou as eleições de 2008 como candidato a vereador. Mas não chegou a ser eleito. Preto Bezerra, ex-presidente do partido e candidato a vice-prefeito naquele mesmo ano também lamentou o ocorrido.
"Não fiz militância com ele mas posso te dizer que ele foi um grande militante e foi um dos que mais se empenhou na luta pelo Reforma Agrária não só aqui no nosso município como na região".
O corpo será velado na manhã deste domingo, 30, a partir das 7 horas da manhã no velório municipal. O sepultamento está previsto para às 11h.
Lorinho deixa a esposa Maria Camargo de Andrade Santos (a Maria do pão), duas filhas (Silvete Andrade Santos e Cibele Andrade Santos), e três netos: Thalita Andrade Viscovini, Adriany Andrade do Nascimento e Diego Andrade dos Santos.