CASTILHO – Está sob análise do prefeito Paulo Duarte Boaventura a indicação 83/2021 do vereador Sebastião Reis de Oliveira, o Tião Japonês. O vereador pede isenção de IPTU a idosos e portadores de algumas doenças como Alzheimer, esclerose múltipla ou esclerose lateral amiotrófica, parkinson, desde que possuam um único imóvel.
Em sua justificativa, Tião Japonês destaca que quando alguma pessoa é acometida por uma das doenças citadas, além do abalo emocional, tem o principal fator que é a despesa com o tratamento.
“A gente sabe que é um tratamento moroso e que afeta ainda mais a questão financeira e automaticamente afeta toda família”, diz Tião.
“Já que muitas dessas doenças não têm cura por completo, os pacientes precisam e merecem uma qualidade de vida estável para enfrentar o tratamento com dignidade e força”, completou.
Esse mesmo pedido o vereador já havia feito em 2019, na gestão anterior, mas que infelizmente não obteve êxito. Porém, agora devido a situação de pandemia e de maior vulnerabilidade entre idosos e portadores de tais doenças, ele acredita numa maior sensibilidade por parte do prefeito e diz estar confiante.
Caso a sugestão de Tião Japonês seja acatada pela Administração, o prefeito deverá enviar Projeto de Lei à Câmara criando a isenção para esse grupo específico.