CASTILHO – As vésperas de iniciar mais uma safra, a Usina Viracool Castilho adquiriu mil doses da vacina tetravalente para imunizar seus colaboradores contra a gripe Influenza H1N1. De acordo com o laboratório GSk, de São Paulo, responsável pela aplicação do medicamento, a vacina tetravalente contempla duas cepas de Influenza A e duas de Influenza B.
Embora a vacina contra a gripe seja distribuída gratuitamente pelo Governo Federal, ela atende somente grupos prioritários, sendo eles crianças até 6 anos incompletos, idosos, gestantes e pessoas com doenças crônicas. Porém, como boa parte dos funcionários da usina não se enquadra nesses grupos e pensando no bem estar de cada um deles, a empresa optou pela compra das vacinas em laboratório particular. Esta imunização também ocorre todos os anos em início de safra.
SINTOMAS - Os sintomas da gripe H1N1 são semelhantes aos da gripe comum, e se apresentam como febre repentina (acima de 38°C), dor de garganta, associado a dor de cabeça, dores musculares, dores nas articulações, coriza e falta de apetite. Sintomas respiratórios como tosse e piora da asma para asmáticos também são comuns. Algumas pessoas também podem apresentar diarreia e vômitos. Os adultos podem transmitir a doença no período de sete dias após o aparecimento dos sintomas. Nas crianças, este período vai de dois dias antes até 14 dias após aparecerem os sintomas.
PREVENÇÃO - A melhor forma de prevenir é recebendo a vacina. Porém, cuidados de higiene também são importantes, como: Lavar bem as mãos com água e sabão e utilizar álcool gel com frequência; evitar colocar as mãos nos olhos, boca e nariz após contato com superfícies; não compartilhar objetos de uso pessoal; cobrir a boca e o nariz com lenço descartável ao tossir ou espirrar; evitar locais fechados e com muitas pessoas presentes; além de evitar beber água em bebedouros públicos ou ao menos utilizar copo ou garrafa plástica de uso pessoal.