CASTILHO – O aumento gradativo de casos COVID-19 em Castilho é medido não só pelos boletins semanais da Vigilância Epidemiológica, mas também pelos dados fornecidos pelo próprio hospital e maternidade “José Fortuna”.
Dividido em duas partes, uma para atendimento geral e outra específica para sintomas do novo coronavírus (Ala Covid), o hospital tem publicada diariamente por meio de sua assessoria de imprensa os atendimentos em cada parte.
Em uma semana, ao menos três vezes o número de pacientes atendidos na Ala Covid foi superior ao atendimento do hospital. A primeira delas foi no dia 19 de março, sexta-feira passada, quando 73 pessoas apresentaram sintomas do novo coronavírus contra 57 que estiveram no Pronto Socorro.
As outras duas vezes ocorreram seguidamente esta semana, na quarta,24, e na quinta-feira,25, sendo respectivamente 85 e 81 pacientes pela Ala Covid contra 77 e 75 pelo hospital. (CONFIRA OS 3 BOLETINS ABAIXO).
O aumento desses casos despertou na Administração Municipal a importância de ampliar o horário de atendimento no Centro Covid. Desde o dia 22 de março fica aberto das 7h da manhã até as 22h. Também nesta semana o prefeito Paulo Duarte Boaventura reforçou a unidade com mais três equipamentos de respiração pulmonar.