CASTILHO – Um dia após publicação do decreto de Situação de Emergência, o prefeito Paulo Duarte Boaventura confirmou a aquisição de três equipamentos de respiração pulmonar hospitalar. Ao custo de de R$ 132.588,00, os equipamentos foram comprados por meio de processo licitatório da empresa Russer Brasil Eireli, de Indaiatuba-SP.
A compra desses produtos faz parte das ações que o Chefe do Executivo tem implantado na cidade em combate a pandemia do novo coranavírus. Castilho está passando pelo maior pico da doença e já sente reflexos da falta de leitos na enfermaria local e nas UTIs da região.
De acordo com a assessoria de imprensa, os três respiradores recém comprados serão cedidos para a Ala COVID, anexa ao hospital e maternidade José Fortuna. A unidade conta com apenas dois equipamentos desse. Um que já era da própria instituição e outro cedido pela Gestão anterior.
Segundo a assessoria do hospital, trata-se de um respirador de transporte. “Ele não foi fabricado para uso desta forma contínua. Ele está sendo usado para transferência de pacientes”, explicou a nota. Porém, os novos respiradores serão para uso constante nos leitos.