ANDRADINA – Dia 21 de Janeiro de 2021, às 8h e 12 minutos, foi o exato momento em que o vice-prefeito de Andradina e médico dr Paulo Pereira Asssis aplicou a primeira vacina contra covid-19 na cidade. A beneficiada foi Luzia Arcângelo dos Santos Augusto, 62 anos, enfermeira atuante no município e da linha de frente no combate e enfrentamento a doença.
Sob muitas palmas, o momento foi marcado por um clima de emoção e ao mesmo tempo de esperança. Luzia encheu os olhos de lágrimas ao receber a imunização. Agradeceu por ter sido escolhida a primeira do município e acredita que é um momento de esperança principalmente para às famílias que já perderam inúmeros entes queridos para o novo coronavírus, ou em conseqüência dele.
Ela disse que atua há quase 30 anos (27) no setor de Saúde mas nunca esteve tão sensibilizada como nesses meses ao ver pessoas queridas perdendo a batalha por um vírus que até então não tinha nenhum medicamento ou até mesmo vacina para prevenir as pessoas.
“Vi o Covid levar muita gente conhecida e popular na vida da nossa cidade e estou muito agradecida pela lembrança. Quero ter muita força pra continuar nesta luta que ainda não acabou”, disse a enfermeira.
De acordo com o vice-prefeito e médico Paulo Assis, a escolha da enfermeira para ser a primeira imunizada em Andradina partiu dos próprios colegas de trabalho dela. “Sua dedicação não foi esquecida pelos colegas de trabalho que a escolheram para ser a primeira pessoa da rede pública a receber a primeira dose da vacina Coronavac na manhã desta quinta-feira ”, finalizou.
Estiveram presentes nesse momento historio o secretário municipal de Saúde, dr. João Leme, o secretário de Comunicação, Ernesto Júnior e alguns vereadores.
De acordo com o secretário de Saúde, Dr. João Leme, a vacina será priorizada aos profissionais da saúde que atuam na linha de frente do combate ao Covid-19, que é o público considerado de maior vulnerabilidade devido ao frequente contato com pacientes nas unidades de atendimento e também a idosos maiores de 75 anos.