MURUTINGA DO SUL – O prefeito Cristiano Eleutério confirmou que chegará ao município nesta quinta-feira,21 de janeiro, a tão esperada vacina contra a COVID 19. Uma equipe da Saúde, liderada pela enfermeira Karen Daniela Tassi Gomes, buscará o lote em Araçatuba às 9h da manhã. Porém, a aplicação só inicia na sexta-feira,22, exclusivamente aos profissionais que atuam no enfrentamento ao coronavírus.
Para o transporte do imunológico entre Araçatuba e Murutinga do Sul, os profissionais de saúde estão tomando todas providências necessárias. Haverá um funcionário para controlar a temperatura da caixa térmica e caso houver necessidade deverá realizar as devidas intervenções garantindo a conservação e a qualidade das vacinas.
Para tanto, será levada uma caixa térmica higienizada onde serão transportados os imunobiológicos pela equipe que estará munida de termômetro digital. Para esta situação é recomendável que a temperatura esteja estabilizada entre 2º a 8ºC. haverá escolta policial para que o medicamento possa chegar com segurança a cidade.
VACINAÇÃO - De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a vacinação iniciará nas primeiras horas de sexta-feira, na própria Unidade Básica de Saúde. A primeira moradora da cidade que receberá a vacina será Fátima Cavalim, técnica em enfermagem. A escolha se deve pelo fato dela ser uma das que atuam há mais tempo na UBS de Murutinga do Sul e uma das que estão diretamente na linha de frente em combate ao novo coronavírus.
Considerando a disponibilidade limitada de doses da vacina, foi priorizada segundo os critérios de exposição à infecção e de maiores riscos para agravamento e óbito pela doença. Nesse caso, apenas para profissionais da Saúde.
Em Murutinga do Sul quatro pessoas já vieram a óbitos devido a doença. Houve ainda 139 casos confirmados, dos quais todos já estão curados.