Mas o pai pode pedir revisão caso a mãe tenha um novo relacionamento?
Não! Um novo relacionamento não é motivo para pedir a revisão de pensão. É necessário comprovar que ocorreu uma mudança na necessidade do filho ou que mudou a possibilidade de pagamento do alimentante (responsável por pagar a pensão).
O caso mais comum de revisão de pensão alimentícia, solicitando o pagamento de um valor menor, é o desemprego do alimentante, que em decorrência do desemprego muito provavelmente não terá condições de pagar o mesmo valor que pagava quando empregado.
Caso isto aconteça o alimentante deve fazer um pedido ao Juiz, por meio de Advogado, para que se proceda com a redução, desde que comprovada sua condição.
Mas às mães também existe a possibilidade de pedir um aumento no valor da pensão. Nesse caso será necessário comprovar que a necessidade do filho aumentou (o filho começou um tratamento odontológico, tratamento de alguma doença, iniciou cursos, etc.).
Ou quando o alimentante muda de vida, recebendo uma herança, passando a ganhar mais no emprego, sendo promovido, ostentando sinais de riqueza, trocando de carro, comprando casa, etc.
Outra possibilidade de revisão ocorre quando o filho passa a ficar mais tempo na casa de um dos pais, isso pode mudar o que foi inicialmente previsto e acaba aumentando as despesas.
Essas são somente algumas das possibilidades de revisão de pensão. Acompanhe nossas publicações para ficar por dentro de outras situações que podem dar causa à revisão de pensão.